Premissas de um vereador
Uma das funções de um vereador é fiscalizar o Prefeito, vislumbrando a qualidade do gasto do dinheiro público e o questionando quando não feito em consonância com os interesses do cidadão. E de forma alguma, usar de qualquer grau de proximidade a benefício próprio ou a favor de outros sobresaindo aos procedimentos legais e a moralidade.
Palavra esta “moralidade”, que é muito mais ampla e justa do que a simples “legalidade”, que outrora, pode trazer no ato legal a imoralidade.
Vamos à situação problema:
Prefeito de uma cidade, contrata concurso público a fim de suprir deficiências de pessoal do setor de saúde, sem antes encomendar estudo de demanda. Verificada a necessidade em prover 6 cargos em tal função, o prefeito contrata o concurso, realiza-o, e só metade das vagas é convocada.
Questionamentos que um vereador deveria fazer.
(Nobre leitor, faça estas perguntas a seu candidato a vereador, perguntando-o, sobre o que ele faria neste caso e avalie criticamente sua resposta.)
01- O Prefeito foi mal orientado? Quem o orienta? O senhor poderia questioná-lo a cerca do mau dimensionamento de vagas? Será que quem o fez (dimensionamento) é bom profissional? Foi pago com dinheiro público? Quem sabe ao final o Senhor descobre que o Prefeito é mau assessorado e isso merece denuncia, providências. Trabalho de vereador, saca?
Agora imagine Sr. Vereador, seu filho participou do concurso e foi aprovado dentro do número de vagas. Festa em casa. Legal , todo mundo feliz, mas, ao invés de chamar seu filho aprovado mediante concurso publico e por mérito, o Prefeito convoca somente metade do estimado e efetiva as outras vagas através de contratação por nomeação direta e um dos contratados é filho do Presidente da Câmara de Vereadores.
O senhor não questionaria o Prefeito sobre favorecimento? Trafico de influencia? Nepotismo Cruzado? Além de má gestão do nosso patrimônio, uma vez que dinheiro público fora gasto na realização do concurso? Questioná-lo pelo desrespeito aos cidadãos que pagaram para realizar o concurso, foram aprovados, e tiveram suas vagas roubadas pelo fisiologismo e pelo trafico de influências?
Tudo isso constitui crime vereadores, previsto em leis especificas. Não valeria questionar o prefeito?
ps: Definição política de cidadão
Cidadão é o tal homo-sapiens-sapiens, este ser, quais os políticos, adoram se esfregar na época de eleição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário