A Prefeitura passou por fiscalização na área de informática e fora autuada por seus computadores operarem sem as licenças Windows. Tudo Pirata! Até ai tudo bem! Pagar licença é ridículo mesmo. Concordo em não pagar, sobretudo hoje, com muitas opções de Software Livre (Linux como S.O., BR-ofice, etc), que são absolutamente equivalentes e compatíveis aos softwares comerciais.
Opção errada
A decisão tomada: contratar as licenças! Sabe quanto isto vai custar? Certamente mais de centenas de mil reais em papéis e selinhos.
Com tal montante de recurso, instala-se software livre em tudo, atualiza o maquinário e só gasta com qualificação de funcionário. É tanta grana em qualificação que tenho certeza que, ao final, teríamos mais funcionários dominando o novo sistema do que dominam hoje o sistema Windows, e ainda nos garantíamos para o resto da vida a não pagar mais licença de software comercial.
O porquê da errada opção
A opção por pagar as licenças é por comodismo, insegurança técnica e desacordo com as próprias tendências da área de informática, sobretudo, dentro do serviço público brasileiro, que hoje nas esferas federal e estadual já aderem ao uso de Software Livre pelo altíssimo gasto com licenças.
Software livre, além de economicamente viável (sem custo praticamente) é socialmente viável, por estimular naquela localidade a qualificação/domínio da tecnologia de uso de software livre, assim como, ambientalmente viável, uma vez que não corrobora com o capital e economiza-se na compra de maquinário (software livre é mais “leve”).
Software Livre é tudo de bom! Agora, tem que estar minimamente conectado ao mundo...
Esta ai a prova de que as contratações comissionadas não garantem eficiência. Simplesmente porque se deixa de lado a opinião do corpo técnico atualizado e concursado na limpeza!
Quem concorda com:
Amador no comando, amador no segundo escalão e contratação de amador em cargo comissionado em
detrimento de qualificação técnica e reconhecimento de funcionários de
carreira aprovados na limpeza, entre outras “cositas más”...
Vote conscientemente:
(((Barros e Vitão por um município no rumo certo da ineficiência )))
Isso que é boa Gestão Fiscal? Isso que é bom uso do dinheiro público?
Nenhum comentário:
Postar um comentário